Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

Como se preparar para uma apresentação

Alongue-se antes de entrar no palco!

1. Sempre, em qualquer dança, se alongue antes de entrar no palco. Faça exercícios de alongamento para tudo, panturrilhas, coxas, braços, costas, abdômen, enfim, tudo essencial ao seu bom desenvolvimento no palco. Se você for dançar de ponta dê uma atenção especial ao alongamento do pé. Faça tudo isso para não acabar a apresentação cheia de dores.

2. Se alonge com uma malha de ballet, não com seu figurino. Há o perigo de ela sujar ou rasgar, o que é extremamente inconveniente. Além disso, o figurino te limita a fazer certos alongamentos. Chegue cedo ao local da apresentação para se alongar bem, começando com meia ponta e depois com ponta (lógico se já estiver nela), e ainda dá tempo de tirar umas fotos.  .
3. Ensaie no palco preparado alguns passos que você considera mais difíceis para se acostumar com a delimitação e a superfície onde dançará.
4. Se você é supersticiosa, antes de entrar no palco de três leves batidinhas na madeira do palco.
5. Também vale a penafazer uma oração antes da dança. Isso nos conforta e nos deixa menos tensa. Antes de tudo, pensem em alegrar as pessoas. Peçam a Deus que tudo dê certo,mas se não der, pensem que esta foi a Sua vontade. Haverá muitas outras chances.
6. Se você está nervosa, com friozinho na barriga, não mostre seu nervosismo para suas colegas de grupos. Elas também ficam nervosas e podem fazer acontecer algo ruim. Pense em todos os ensaios que você passou para que tudo saísse perfeito, pense que é aquela ahora, e depois de tanto esforço, não pode  agora 'amarelar'.



No Dia da Apresentação

*Quando você estiver arrumando sua bolsa, faça uma lista para não esquecer nenhum acessório. Comece pelos itens mais importantes, como a sapatilha e o próprio figurino.

*Tenha sempre um estojo com linha, tesoura e agulha. Veja se suas meias não tem fios puxados e se suas sapatilhas estão com as fitas e elásticos bem presos.

*Para a maquiagem, é bom ter sempre uma rede de reserva, escova, muitos grampos, gel e laquê, caso seu coque despenque. Se você tiver feito à maquiagem em casa, leve sempre de reserva o que você usou para refazê-la.

*Não esqueça de sorrir. Mostre que você está dançando por prazer, que dançando você se sente feliz. Uma bailarina séria tira toda a graça e suavidade da dança.

*Tire anéis, pulseiras, colares.. a não ser que façam parte do figurino.



Técnica & Emoção

A formaçãode todo bailarino consiste em muitos anos de estudo, aulas diárias, muita dedicação e amor a dança.
Seja no ballet clássico, no moderno ou qualquer outra forma de dança, o que se almeja por bailarino e professor é, sem dúvida, o progresso dia a dia, o domínio da técnica. 
Afinal, quem não quer subir ao palco depois de tanto treino e ensaioshoras a fio, seguro de que está dançando no pleno domínio de sua técnica. 

Muitas vezes, um grande anseio do bailarino em exibir o resultado de todo o seu esforço talvez o faça esquecer do complemento que deveria andar sempre de mãos dadas com a técnica a emoção. 
Quantas vezes já devemos ter assistido a espetáculos de dança, seja de que estilo for independente da nacionalidade dos bailarinos ou da companhia, onde se apreciou um belo espetáculo de técnica, sincronia e originalidade, mas que tivemos a impressão de que faltou um brilho a mais em alguns bailarinos, um brilho que vem de dentro e os ilumina quando dançam - pura emoção. 

Martha Graham fala em sua autobiografia Memórias do Sangue, que o corpo dobailarino diz o que as palavras não podem dizer.
Também Isadora Duncan, em Minha Vida, sua autobiografia, relata que a dança para ela era uma expressão religiosa. Dizia aos seus discípulos que todo movimento possui uma força espiritual capaz de manter o público em suspenso. 

Talvez um excesso de preocupação com a técnica acabe até inconscientemente levando o bailarino a esquecer a emoção, parecendo assim mecânico ou frio em cena. 

Quando descobrimos e desbloqueamos nosso emocional tudo corre melhor.

 A técnica e emoção dançam juntas, pois esse centro de força e vibração nos eleva quando dançamos. 
Seremos tão notados quanto e a experiência de quem assiste e de quem dança é única. 

Fonte: Centro Artístico de Dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário