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terça-feira, 17 de maio de 2011

O Ballet clássico e a sua relevância técnica e estética



A dança é uma manifestação social, mas também é um fenômeno estético-cultural e
simbólico. É uma forma de comunicação não-verbal, onde o corpo é o instrumento básico
para análise, ele é a matriz geradora da dança, das performances, dos gestos plenos de
significação consciente e dos movimentos espontâneos (SIQUEIRA, 2006).

O Ballet clássico é uma forma de dança conhecida por prezar pela tradição e pelo rigor
estético. Historicamente, ele nasceu com a Renascença, no século XVI, na Corte de Médicis,
em Paris, refletindo gestos, movimentos e padrões típicos da época. Mas foi ao final do século
XVII que Pierre Beauchamps definiu as posições básicas do Ballet clássico, que descrevem
todos os passos (BAMBIRRA, 1993).


A partir de então, a técnica clássica evoluiu pela busca de leveza e agilidade, na qual o
bailarino procura o total domínio do corpo, de seus músculos e de seus movimentos, de modo
a poder utilizá-lo de forma expressiva, sem estar preso às limitações naturais.

Segundo Malanga (1985), a técnica clássica possui certos princípios de postura (ereta
e alongada) e colocação do corpo, que devem ser mantidos em todos os movimentos:
trabalha-se essencialmente a amplitude dos movimentos articulares, a precisão de seus giros
sobre ou fora do eixo corporal.

A prática da dança traz diversos benefícios para a saúde e bem estar: ela desenvolve
sensibilidade, musicalidade, percepção, coordenação, equilíbrio, tônus, lateralidade, noção
espacial, noção temporal, ritmo, relaxamento e respiração (BAMBIRRA, 1993).


O Ballet conjuga, portanto, o domínio do corpo associado ao equilíbrio, a agilidade e
aos movimentos harmônicos. Tais características técnicas e estéticas é o que fazem do Ballet
algo tão valorizado e permanente na história.

No Ballet são utilizados dois tipos de sapatilha: a “de meia ponta” e a “de ponta” .
A sapatilha de ponta proporciona ao corpo da bailarina um distanciamento do solo
para causar a  impressão de um corpo levitando. Tal característica, assim como da bailarina
içada deslizando o espaço, remetem à metáfora da supremacia da alma sobre o corpo, a um
ideal da bailarina como um ser etéreo, mais próximo do céu/da alma do que da terra/da
materialidade do corpo (SANTANA, 2005).

A estética da dança permeia a poética de interpretar cenicamente uma partitura
musical, regida por expressões corporais sincronizadas em passos pré-estabelecidos com
proporções métricas e harmônicas.
Os elementos cênicos e de figurino ainda remetem aos valores românticos do séc. XVII, priorizando a coreografia à fotografia. Sua tradição e relevância são de inegável valor histórico e artístico.

Segundo Meereis et al. (2010) as cinco principais posições dos pés utilizadas no Ballet Clássico.
Todos estes passos, movimentos e posições pertencem a um vocabulário específico do Ballet clássico que estão presentes de forma inalterável há décadas dentro da sua prática.

Para Assumpção (2003) o ele compõe, na atualidade, um antagonismo, entre o novo e
o antigo, preso a raízes estéticas na pedagogia do corpo, onde já não se comporta o sacrifício
físico para atingir o belo.  Salienta que é necessário uma proposta de superação destes valores,
onde o trabalho é pautado na reprodução e repetição a fim de chegar a um movimento tecnicamente perfeito.
Segundo a autora, desvencilhar-se das antigas concepções reafirmadas pelo Ballet clássico sobre o ensino da dança é bastante árduo, porém muito necessário para que tenhamos uma nova proposta, pautada na liberdade e no respeito pela individualidade do ser humano.

- apesar do balé ser uma forma de arte antiga e prestigiada, ainda está presa a conceitos que nos fazem questionar suas diretrizes austeras e adversa a mudanças. Um olhar mais detalhado oferece condições de afirmar que já existem questionamentos quanto ao sacrifício do corpo pela arte e que a expressão corporal deve evoluir para a expressão da individualidade;

- o excesso de exercícios e repetições, o uso precoce e incorreto da sapatilha de ponta e a prática de posições incorretas são os grandes causadores de lesões osteomusculares. O bom preparo físico, a informação e um bom calçado somam qualidade de vida e devem estar presentes em qualquer forma de atividade física.


Toda bailarina, quando pequena, sonha com o dia em que irá colocar as sapatilhas de ponta nos pés. Não sabem elas, o quanto isso machuca e aperta. Mas todos sabem que não tem jeito, a ponta é como se fosse uma espécie de maioridade da bailarina e todas as meninas ficam doidas para começar.
Mas… por que usamos esse negócio que dói tanto?
A ponta foi criada para dar maior leveza à bailarina, que ali em cima transmitiam a sensação de estarem voando. Foi a ponta, também, que desenvolveu a dança, já que diversos movimentos tão conhecidos hoje, como o pirouette e o fouetté, somente foram criados e possibilitados após a o surgimento dessa sapatilha.   


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